Check-list

Gerenciar equipes que trabalham fora do escritório pode ser uma tarefa complexa, quando você não tem as ferramentas necessárias. Ter uma gestão efetiva garante uma série de resultados acima da média, sendo um diferencial competitivo para muitas empresas.

Pensando nisso, quais ações que o gestor precisa tomar para que sua equipe de campo seja de alto desempenho?

No guia abaixo vamos indicar como aplicar processos e ferramentas muito práticas, viáveis e baratas na sua equipe de campo, seja ela de pequeno ou médio porte. Você também pode ter uma alta produtividade, a partir de um gerenciamento de equipes externas moderno.

Ainda que a sua empresa não esteja passando por algum problema de produtividade vale a pena verificar nossas dicas.

1. Verifique se os processos essenciais estão padronizados

Se processos como manutenção de equipamentos, ordem de serviços ou visita técnica são core business do seu negócio, você não pode deixar que cada técnico registre o trabalho de qualquer maneira.

Ter um bom check-list de cada processo, mesmo que em Excel, com dados padronizados é primordial. Tudo isso precisa acontecer para todos os clientes, sem exceção.

Caso tenha problema em criar um check-list, fale conosco que podemos lhe auxiliar.

2. Treine sua equipe

Todo a equipe de campo esta alinhada com a importância da padronização? Sabem como usar o check-list? Tem alguém que sempre deixa o cliente na mão e a visita a desejar?

Para prestar um serviço de alta qualidade, nada melhor que ter os melhores profissionais atuando na equipe. E para isto é fundamental que a equipe esteja bem treinada nas ferramentas e processos da empresa.

3. Aceite a tecnologia

Excel, E-mail, WhatsApp e outros aplicativos de escritório ajudam em muito, principalmente se sua empresa está começando. Entretanto, a medida que há um aumento no volume de trabalho, essas ferramentas acabam mais complicado que ajudando.

Mas ter um sistema que atualiza tudo o que acontece automaticamente, é 100% mais rápido e eficaz. Você sabe, com certeza, onde 100% do seu time ou frota de veículos está nesse momento? Consegue ver quem notificou um acidente e onde sem ter que abrir o E-mail ou WhatsApp?

Atualização da localização da sua frota em tempo real é importante para quem quer atender mais rapidamente o cliente. Você não quer ser notificado da falha de uma entrega apenas no fim do dia.

4. Comunique-se com sua equipe, mas deixe tudo registrado profissionalmente

Comunicação e padronização para resultados acima da média
Comunicação e padronização para resultados acima da média

Existem muitas opções gratuitas disponíveis para você se comunicar rapidamente com seu time, como o WhatsApp e Telegram. Entretanto, aposto que você já deixou escapar uma imagem ou uma mensagem nesses aplicativos.

Perder a foto de uma auditoria ou de uma manutenção não é nada legal. Aplicativos de mensagens são ótimos, porém para uso pessoal e informal.

Quando se trata de gestão de equipes externas, principalmente de atendimento ao cliente é preciso profissionalizar e armazenar todas as informações de forma segura e que possam ser consultadas posteriormente, sempre que houver necessidade.

Quem nunca precisou consultar uma ordem de serviço do mês passado? É aqui que a facilidade de comunicação, mas de forma padronizada, com ferramentas feitas para esse proposito, tem um fator decisivo. Ter uma gestão efetiva garante uma série de resultados acima da média para qualquer empresa.

Tudo o que é reportado do gestor ao técnico e vice-versa devem ficar armazenados de forma padronizada, para que todos na empresa consigam acessar de maneira rápida e fácil.

Não sabe como fazer? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!

5. Conscientize seu time sobre acidentes de trânsito

Você sabia que os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos? Fora o alto impacto social, os índices de motos e feridos no trânsito representam entre 1% e 3% do PIB de cada país.

Conscientizar seus colaboradores de campo a respeitar velocidade da via e demais regras de trânsito é importante, principalmente se você utiliza frota própria da empresa.

Entretanto, além da conscientização é importante monitorar como seus colaboradores conduzem seus veículos e por onde, afinal indicadores e dados para gerenciar a equipe é imprescindível.

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